Ouvir
Soluções inspiradas na Natureza

Num mundo cada vez mais urbanizado, a natureza - rica em soluções inteligentes e eficientes para os desafios das cidades - foi sendo esquecida na conceção e gestão dos espaços. Muitas das superfícies verdes (vegetação) e azuis (água) foram, ao longo do tempo, transformadas em superfícies cinzentas (impermeáveis), com sérias implicações para a qualidade de vida dos habitantes e aumentando os riscos ambientais. Atualmente tem-se tentado resgatar para as cidades alguma desta engenharia natural, de modo a garantir soluções sustentáveis, económicas e multifunções e flexíveis para vários desafios ambientais. Este movimento reconhece que é mais vantajoso – ecológica e economicamente - trabalhar do lado na natureza do que contra ela.


Com vista à melhoria do território, o Município do Porto tem vindo a desenvolver e a apoiar diferentes projetos para a implementação de soluções baseadas na natureza com o intuito de promover a biodiversidade, respeitar o ciclo natural da água na cidade, aumentar a capacidade de armazenamento de carbono, valorizar os solos, reduzir o consumo de energia, tornando a cidade mais agradável e mais confortável para os residentes e visitantes.


As soluções de base natural adotadas no Porto passam pela plantação de mais exemplares de árvores de espécies nativas ou regionais, do aumento da rede de hortas municipais com introdução de técnicas de aquaponia ou camas autorregáveis, do estudo do potencial de coberturas verdes na cidade (através do Projeto Quinto Alçado do Porto) e da sua instalação em edifícios municipais, da renaturalização de linhas de água e gestão integrada de todo o ciclo da água ou o estudo da despoluição de massas de água por meio de fitorremediação.


Atualmente, o Município está a desenvolver dois projetos com vista à criação de um corredor saudável na zona oriental da cidade e à melhoria do conforto bioclimático dos alunos de uma escola primária. Ambos os projetos se baseiam na implementação de soluções de base natural e têm financiamento da União Europeia, através dos programas Horizonte 2020 e LIFE, respetivamente.


A utilização de soluções baseadas na natureza no planeamento da cidade permite melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, amenizar alguns dos efeitos das alterações climáticas e gerir de forma sustentada os recursos naturais.