Ouvir
Biodiversidade

A cidade do Porto, apesar de apresentar o seu território totalmente consolidado, proporciona ainda assim alguns habitats naturais de grande importância, e menos evidentes num contexto urbano, como é o caso do rio Douro e do seu estuário, a frente oceânica, a rede de ribeiras, charcos e zonas de escarpa, bem como os vários parques e espaços verdes e algumas bolsas agrícolas.


Estão inventariadas 89 espécies de vertebrados (anfíbios, répteis, aves e micromamíferos) na cidade, entre as quais estão o lagarto-de-água, o sapo-parteiro, o tritão, o falcão-peregrino, o guarda-rios ou a geneta.


Mais do que um conjunto de espaços fragmentados, o Município procura a interligação destes habitats localizados em áreas permeáveis do tecido urbano, como são os casos paradigmáticos dos parques, jardins ou áreas com exploração agrícola familiar, com elevado potencial de fixar espécies nativas de fauna e flora e consolidar a multiplicidade ambiental condizente com um ecossistema salutar e biodiverso.


O Porto está apostado em potenciar a biodiversidade do território através de um conjunto de projetos e iniciativas de alargamento e melhoria das áreas naturalizadas, entre os quais se destaca o projeto “Florestas Urbanas Nativas do Porto” (FUN Porto), uma iniciativa do Município em parceria com o Grupo de Estudos Ambientais da Universidade Católica Portuguesa, que tem como objetivo principal expandir a estrutura verde da cidade com recurso a espécies autóctones, assim como promover a ligação dos munícipes a espaços naturalizados, essenciais para a sustentabilidade da cidade.

 

Mais informação sobre biodiversidade

A biodiversidade refere-se à variabilidade de genes, espécies e habitats naturais é o suporte para a existência de vida na Terra e para a maior parte das necessidades humanas: os alimentos, as matérias-primas, a água, entre outros, dependem da biodiversidade. Quanto maior for a diversidade biológica mais sólida é a capacidade do planeta se adaptar a mudanças ambientais e maior é a oportunidade para descobertas no âmbito da medicina, da alimentação, do desenvolvimento económico.


O grupo de animais mais facilmente observáveis numa cidade são as aves. Requisite um Guia de Campo nas Bibliotecas Municipais e venha descobrir as muitas espécies de aves que habitam o Porto. Mas não se esqueça que deve evitar perturbar os animais e nunca os deve tentar apanhar nem alimentar.