Ouvir
A importância do arvoredo

A presença de árvores no meio urbano é cada vez mais assumida como um fator determinante à garantia da saúde, ultrapassando já o clássico conceito de elemento estético. São inúmeras e irrefutáveis as evidências do seu contributo para a melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos, passando pela regulação da temperatura urbana, redução do nível de poluentes atmosféricos e vários efeitos psicofisiológicos como a redução dos níveis de stresse e aumento do bem-estar geral, entre outras. Vários estudos realizados nas cidades demonstram de forma clara que quantas mais árvores estão presentes numa cidade, mais saúde física e psicológica têm os seus cidadãos.


O cumprimento eficaz das funções e serviços da árvore depende da qualidade e seriedade depositadas no planeamento e gestão da floresta urbana, com especial atenção à harmoniosa coexistência entre a árvore e a estrutura urbana. Apesar dos seus benefícios, as árvores são muitas vezes encaradas de forma negativa pela identificação de incómodos (como a queda da folha ou fruto, ensombramento, ocupação de espaço), levando a que se encare as árvores como um objeto descartável, desagradável e sem utilidade.

Será de suma importância deixar de reconhecer a floresta urbana como um simples e fugaz elemento decorativo, investindo na sua qualidade e real função, com a consciência de que, apesar de minimizáveis, os seus inconvenientes jamais se conseguirão eliminar. É fundamental saber reconhecer a importância das árvores, aceitando os constrangimentos, tal como tiramos partido das suas vantagens, sem levantar qualquer questão.


Após o inventário arbóreo inicial, que mostrou existirem 65.000 árvores públicas no Porto, o Município tem agora avaliados cerca de 50.000 exemplares, distribuídos por arruamentos arborizados, escolas, cemitérios e principais praças e jardins da Cidade. Esta inventariação é um processo dinâmico, que o Município gere de forma contínua. Pode consultar informação sobre as árvores da cidade no Portal de Informação Geográfica do Porto.