Ouvir
Eficiência

Ao nível da eficiência energética há vários projetos em curso:

 

Eficiência na habitação pública

A Domus Social, empresa municipal que gere a habitação pública, tem apostado no incremento do conforto térmico dos inquilinos municipais no interior das suas habitações, permitindo às famílias uma redução da fatura energética e da sua pegada ecológica. A melhoria tem sido alcançada através da implementação de medidas passivas (como a aplicação de isolamento térmico e a substituição dos vãos envidraçados existentes) e de medidas ativas como a instalação de painéis solares fotovoltaicos para as zonas comuns dos edifícios e de painéis solares térmicos para a preparação de águas quentes sanitárias.

 

Eficiência na iluminação pública

O Porto está a atuar sobre a iluminação pública e lançou um concurso público para a substituição da maioria das luminárias da rede pública (25.723) por tecnologia LED. Atualmente cerca de 11.6% das luminárias já possui tecnologia LED. A substituição das restantes luminárias reduzirá o consumo de energia elétrica em aproximadamente 61% (10,4 GWh/ano). O investimento previsto é de 8,1 milhões de euros. A redução de emissões de GEE rondará as 3.700 toneladas por ano.

 

Eficiência nas ETAR

A Águas do Porto participa no projeto “Aqualitrans” focado na energia consumida pelas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR). Destacam-se já os ganhos conseguidos na ETAR de Sobreiras, onde se otimizou o sistema de elevação da água, com redução de 15% do consumo de eletricidade, resultando numa redução de emissões de cerca de 160 toneladas de GEE. Foram ainda instalados controladores em diferentes setores da ETAR para aumentar a racionalização de consumos. Este projeto permitirá alcançar uma poupança energética de cerca de 330.000 kWh/ano e uma redução nas emissões de carbono de aproximadamente 120 toneladas de GEE por ano.