Centro de Recolha Oficial de Animais

O Centro de Recolha Oficial de Animais do Porto (CROA), em funcionamento desde abril de 2020, é o novo centro de recolha de animais, moderno e com todas as condições para o acolhimento, promoção do bem-estar e da adoção de animais de companhia.

O CROA constitui um importante passo em termos de saúde pública e do Plano Municipal de Controlo e Bem-Estar das Populações Animais de Cães e Gatos (de 2015), garantindo condições dignas de alojamento e cuidado deste animais.

O Centro, localizado em Campanhã, substitui o antigo canil da Rua de São Dinis, no Carvalhido.

Além de ter duplicado a capacidade de acolhimento de animais, de 94 boxes para 220, o CROA dispõe agora de bloco cirúrgico para esterilização de cães e gatos, sala de enfermagem independente para tratamento e acompanhamento clínico dos animais alojados, zonas de exercício e sociabilização e uma área de tosquia e higienização.

As condições permitem também a articulação com a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), para o apoio no alojamento de animais em quarentena provenientes de outros países.

O novo CROA garante, ainda, uma separação física e funcional entre o serviço de adoção e o serviço de recolha oficial, o que permitirá melhorar o serviço prestado e potenciar a adoção responsável dos animais disponíveis no centro.

Caso pretenda adotar um animal, conheça todas as condições aqui.

Se o seu cão ou gato desapareceu pode fazer aqui uma consulta de animais encontrados e que estão alojados no Centro de Recolha Oficial de Animais do Porto.

Localização

Travessa das Águas Férreas de Campanhã, 463 (junto ao Viveiro Municipal, sito à Rua das Areias)

4300-015 Porto

Coordenadas:

41.154502, -8.557558

41°09'16.2"N 8°33'27.2"W

Tel.:22 834 94 90

Email: sprcanil@cm-porto.pt

Atendimento telefónico (secretaria): 24 horas / dia

Atendimento presencial (secretaria): Segunda a sexta-feira das 9h00 às 16h00.

Visita aos animais alojados (para adoção, mediante pré-marcação): Segunda a sexta-feira das 13h30 às 15h30

Receção de animais: Segunda a sexta-feira das 09h00 às 16h30

Receção de cadáveres de animais: 24 horas / dia

(apenas aplicável a animais provenientes do Concelho do Porto)