Ouvir
Adoção de animais | Agora também aos sábados!

Se está à procura de um cão ou gato para reforçar a família, ir ao CROA do Porto pode ser a melhor opção. Deste modo ajuda um animal que teve provavelmente uma vida difícil e está à procura de uma família que lhe dê segurança, conforto e carinho e, por outro lado, tem a garantia que o Município do Porto assegura a colocação do chip, a esterilização e a vacinação e a desparasitação interna e externa necessárias à data da adoção.

 

Ao optar por adotar no CROA, e porque há sempre muitos animais abandonados, está a contribuir para que o Município possa recolher, reabilitar e promover a sua adoção e a ajudar outros animais que se encontram abandonados.

 

Os animais perdidos ou abandonados na cidade do Porto são levados para o Centro de Recolha Oficial de Animais - CROA. Se os donos não reclamarem os animais são trabalhados por uma equipa específica para a adoção.

 

O CROA está sempre próximo da sua capacidade máxima de acolhimento porque, infelizmente, há mais animais abandonados do que aqueles que são adotados. E o serviço só pode acolher e cuidar de um novo animal, se tiver mais espaço disponível, ou seja, se outros forem adotados.

 

Por isso é tão importante que, quando queremos um novo membro de 4 patas para a nossa família, optemos pela adoção!

 

Além disso, sendo esta uma outra vantagem, o Município assegura gratuitamente a esterilização de todos os animais adotados no CROA, bem como o chip, a vacinação, a desparasitação interna e externa até à adoção.

 

Nesta página online https://ambiente.cm-porto.pt/adocao-de-animais?c=3&c2=1 podemos encontrar fotografias de todos os animais que estão no CROA à espera de uma nova família. Aqui podemos ver cães e gatos de todas as idades, de pequeno, médio e grande porte, mais energéticos ou mais calmos. Mas todos com algo em comum: à espera de uma família, uma casa como merecem, e de muito carinho.

 

Qualquer pessoa pode visitar os animais no CROA, resida ou não no município do Porto. Para isso, só precisa de marcar para ser recebido pelos tratadores e equipa veterinária, que o podem auxiliar na sua decisão. As visitas para adoção no CROA acontecem de segunda a sexta-feira (das 13:30 às 15:30) e sábados (das 11h às 16h30). O agendamento das visitas pode ser feito por email (adocaoanimal@cm-porto.pt), pelo telefone do CROA (228 349 490) ou pela Linha Porto. (220 100 220).  

 

No primeiro sábado de cada mês decorrerão também visitas guiadas às instalações do CROA (11h | 13h30 | 15h30) com agendamento prévio nos mesmos contactos (228349490 | adocaoanimal@cm-porto.pt | Linha Porto. 220100220).

 

Relembramos que, antes de adotar um cão ou um gato devemos pensar bem se reunimos as condições necessárias. Os animais precisam de muito empenho e tempo livre. Se queremos adotar um animal, devemos ter em consideração o nosso estilo de vida e projetos futuros e avaliar se teremos tempo para o educar e satisfazer as suas necessidades, sejam as de alimentação, higiene, lazer e afetos. Consulte aqui as etapas que todas as famílias devem ponderar antes de uma adoção.

 

Adotar um animal de estimação envolve responsabilidades financeiras - para garantir cuidados básicos como a alimentação, vacinas, visitas ao médico veterinário; tempo - para o levar a passear, para brincar com ele, para cuidar dele; emocional - dar o nosso tempo, atenção e ter um real interesse pelo animal, sem a expectativa de retorno. A consciencialização de que o animal faz parte da família; espaço - ter um espaço que esteja adequado ao tamanho do animal e às suas necessidades.

 

E, assim, se depois de toda a família ponderar muito bem se quer mesmo adotar – e não há nada mais recompensador do que cuidar de um animal que muitas vezes passou muitas dificuldades na sua vida – pode ir ao CROA para se aconselhar e visitar os animais.

A adoção dos animais pode formalizar-se no próprio dia da visita, por isso, caso tenha já a decisão tomada, não se esqueça de levar o equipamento necessário para o transporte do animal, como coleira, trela, peitoral ou caixa transportadora. Além disso, deve fazer-se acompanhar do seu documento de identificação (cartão de cidadão ou outro documento) para formalização da adoção.