Ouvir
Alterações climáticas

Desde 2009 que o Município está empenhado no combate e adaptação às alterações climáticas, tendo sido um Município pioneiro na subscrição do Pacto dos Autarcas.

Desde então, o Porto foi desenhando as suas metas de descarbonização e de adaptação que resultaram num caminho de redução de emissões sustentado, mas ao mesmo tempo ambicioso, tendo culminado, em 2021, no compromisso de atingir a neutralidade carbónica em 2030.

 

Neste âmbito o Porto tem estado associado a diversos projetos e parceiras de relevância:

Pacto do Porto para o Clima

EU Mission Climate-neutral and Smart Cities

EU Mission Adaptation to Climate Change

Carbon Disclosure Project

Pacto dos Autarcas

 

Em 2023 foi criada a Direção para a Neutralidade Carbónica do Porto com o intuito de coordenar a ação climática do Município e definir o rumo para a neutralidade em 2030.

Em 2024 o Município está a preparar o seu novo Plano Municipal de Ação Climática (PMAC), um instrumento de planeamento estratégico e operacional, previsto na Lei de Bases do Clima, e que irá definir as principais linhas de ação para atingir a neutralidade carbónica em 2030 e aumentar a resiliência climática da cidade, face ao esperado agravamento das condições climáticas no futuro próximo.

 

Com o PMAC, o Município pretende rever e integrar:

Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas

Plano Municipal de Energia Sustentável 2030

Climate City Contract – no âmbito da EU Mission Climate-neutral and Smart Cities

 

A elaboração do PMAC desenvolveu-se por duas vias, uma orientada para as questões de descarbonização e pobreza energética (da responsabilidade da Agência de Energia do Porto) e outra mais orientada para a componente de adaptação (da responsabilidade do Departamento Municipal de Planeamento e Gestão Ambiental), ambas supervisionadas pela Direção para a Neutralidade Carbónica.

 

A componente do PMAC respeitante à Adaptação será constituída por 2 grandes cadernos, que estão neste momento em processo de revisão e validação, pelo que apenas são disponibilizadas versões preliminares para consulta.

 

  1. Caderno I – Avaliação de Riscos e Vulnerabilidades
  2. Caderno II – Plano de Adaptação

Prevê-se a conclusão do PMAC até novembro de 2024, altura na qual será disponibilizado para consulta pública, já na sua versão final.