Ouvir
Missão Climática

Em janeiro de 2022 o Porto candidatou-se à Cities Mission da Comissão Europeia - “Cidades Inteligentes e com um Impacto Neutro no Clima”, com o objetivo de acelerar a neutralidade climática até 2030.


Entre quase 400 cidades europeias candidatas, o Porto está entre as 100 eleitas, que com isso tem acesso a oportunidades de financiamento através do programa Horizonte Europa e de outras fontes.


As zonas urbanas albergam 75% dos cidadãos da UE. Globalmente, estas áreas consomem mais de 65% da energia, respondendo por mais de 70% das emissões de GEE-CO2. Nesse sentido, é incontornável que estas 100 cidades atuem como ecossistemas de experimentação e inovação, apoiando todas as outras na transição para se tornarem neutras em relação ao clima até 2050.


Para além do apoio financeiro, o Porto e as restantes cidades selecionadas, irão ainda receber apoio técnico e legal, fundamental para o sucesso da missão. As ações de pesquisa e inovação abordarão áreas diversas, como a mobilidade limpa, a eficiência energética ou planeamento urbano com recurso a soluções baseadas na natureza (nature-based solutions). Acresce ainda a possibilidade de construir iniciativas conjuntas e intensificar as colaborações em sinergia com outros programas da UE.


No início de 2022, a cidade do Porto já tinha, por vontade própria, iniciado esta corrida, com o lançamento do Pacto do Porto para o Clima. Neste momento, o Pacto do Porto para o Clima já conta com mais de 120 subscritores, entre as mais variadas entidades e organizações.