Ouvir
Telhados verdes

Projeto Quinto Alçado do Porto

O Projeto Quinto Alçado do Porto (PQAP) é uma parceria entre o Município do Porto e a Associação Nacional de Coberturas Verdes (ANCV) e tem como principal objetivo definir o modelo que a seguir para incluir as coberturas verdes na estratégia da cidade. As coberturas verdes são telhados naturais, com plantas, que melhoram o isolamento térmico dos edifícios, retêm água em picos de chuva, armazenam carbono, promovem a biodiversidade e melhoram a paisagem urbana.

 

LIFE - O meu edifício é verde

O Município do Porto participa no projeto LIFE-myBuildingisGreen, cujo objetivo é avaliar e monitorizar a real eficácia das soluções baseadas na natureza na melhoria do conforto bioclimático de edifícios escolares. Com este projeto-piloto pretende-se estudar a possibilidade de oferecer à comunidade escolar a possibilidade de aumentar o seu conforto térmico na escola e, em simultâneo, reduzir os custos energéticos associados ao aquecimento e arrefecimento do espaço. Esta solução também permite armazenar água da chuva para uso em rega de espaços verdes e agrícolas.

 

No âmbito deste projeto europeu foram implementadas este tipo de soluções na Escola Básica do Falcão, em Campanhã. São 700 m2 de coberturas e fachadas verdes, além de painéis fotovoltaicos.

 

Em parceria com a Agência de Energia do Porto, o Município tem promovido visitas, no terreno, de forma a mostrar as caraterísticas, funções e benefícios da criação de conforto térmico das coberturas e fachadas verdes, bem como explicar o funcionamento e benefícios dos painéis fotovoltaicos.

 

Este projeto-piloto contribui para a adaptação às alterações climáticas. As intervenções de requalificação tornaram o edifício mais resistente a eventos climáticos extremos, como ondas de calor e chuvas intensas.

 

NOVO! Já estão disponíveis os primeiros resultados sobre a implementação das soluções de base natural na Escola Básica do Falcão.

Neste documento conheça um pouco mais sobre as soluções implementadas, as ações desenvolvidas e o impacto produzido pelo Projeto LIFE – myBUILDINGisGREEN nas cidades que acolheram os edifícios-piloto: Porto, Évora (Portugal) e Solana de los Barros (Badajoz, Espanha). 

 

Anexos
Clique no ficheiro para fazer o download