Ouvir
Programa Mais Hortas

O programa "Mais Hortas", lançado em 2023/2024, tem como objetivo criar, revitalizar e dinamizar 10 hortas pedagógicas (por ano letivo) em estabelecimentos de ensino, instituições ou associações com atividades pedagógicas.

 

Apoiado pelo Município, este programa impulsiona a valorização dos espaços escolares e a aprendizagem ativa, promovendo a biodiversidade, a produção agrícola sustentável e a alimentação saudável. O apoio compreende a orientação técnica para a criação e desenvolvimento de hortas, a preparação inicial do terreno e a eventual cedência de solo e biocomposto, bem como a formação em agricultura biológica e compostagem caseira direcionada para os responsáveis pela dinamização e manutenção das novas hortas. O “Mais Hortas” tem uma forte vertente educativa, que inclui três sessões pedagógicas por ano letivo, a que se somam ações complementares sobre gestão da água e biorresíduos.

 

As inscrições ocorrem anualmente mas cada inscrição tem um compromisso associado com a duração de 4 anos letivos. As Condições de Participação, que podem ser consultadas aqui, passam pela necessidade de os candidatos apresentarem um plano de ação detalhado para a sustentabilidade da horta, onde a autonomia, capacidade de implementação, dinamização e de sucessão da horta são valorizados e suportados em boas práticas. A candidatura deve ainda incluir um projeto pedagógico de utilização da horta que promova a partilha de conhecimento e a participação ativa dos utilizadores da horta na produção biológica e na defesa dos ecossistemas.

 

As inscrições realizam-se através do Plano Integrado de Educação-Ação para a Sustentabilidade (PIEAS). No final do ano letivo corrente (julho) é divulgado o PIEAS para o ano letivo seguinte e as inscrições nas atividades ocorrem no início de cada setembro.

 

Para mais informações sobre o plano deste ano letivo, consulte o PIEAS 2025/2026.

 

Até ao momento o Programa Mais Hortas apoia 14 escolas:  desde o ano letivo 2023/24 a EB Vilarinha, EB Torrinha, EB Fontinha, EB2,3 Miragaia, Liceu Francês Internacional do Porto, EB Augusto Lessa, EB Falcão, EB Caramila, Escola Secundária Infante D. Henrique, Escola Secundária Aurélia de Sousa e desde o ano letivo 2024/25 a EB Monte Aventino, EB S. João de Deus, Escola Artística Árvore e a Escola do Comércio do Porto.

 

 

Conheça a Horta da Fontainha, um excelente exemplo do progama na Escola Básica da Fontainha!