Ouvir
Porto Biolab - Quinta de Salgueiros

A nova Quinta de Salgueiros – Porto Biolab

 

Um espaço relevante na história da cidade

 

Estendendo-se ao longo de cerca de 5 hectares, a antiga Quinta de Salgueiros é propriedade do Município do Porto desde o ano 2000 e está classificada como Imóvel de Interesse Municipal desde 2011.

 

Com origens que remontam ao ano de 1744, foi local de propagação das árvores que o arquiteto paisagista Jacinto Matos usou na criação de muitos jardins, como o Parque de São Roque ou o Palácio de São Bento. Há várias imagens da família Jacinto de Matos na Quinta de Salgueiros cadastradas no Centro Português de Fotografia.

 

Quanto à data de construção do edifício, o Sistema de Informação para o Património Arquitetónico aponta o século XIX, embora outras fontes refiram o século XVIII (Arquivo Municipal do Porto). Na década de 1950 a casa esteve alugada, durante alguns anos, a uma família inglesa, daí ser apelidada, por vezes, de Quinta dos Ingleses. Na segunda metade do século XX, foi palco de várias festas e saraus, sendo que numa das ocasiões o público foi presenteado com a presença de Amália Rodrigues.

 

A localização privilegiada, a sua história peculiar e a natureza que alberga tornam este espaço único na cidade. Por isso, o Município do Porto tem vindo a trabalhar neste projeto ao longo dos últimos 10 anos. O financiamento europeu ao abrigo programa Horizon deu início à criação de um amplo espaço verde, acessível a todos, que respeita o caráter histórico da Quinta e funciona, igualmente, como um laboratório de Soluções de Base Natural para a cidade e para outras regiões com o mesmo contexto.

 

Pode consultar as visitas e atividades promovidas no espaço da Quinta em ecoagenda.porto.pt.