Ouvir
Parque Ocidental da Cidade
Cerca de 1916/1918, Ezequiel de Campos insiste na aquisição de terrenos para a construção de um parque. Nos anos 60, encontram-se reservados terrenos no Plano de Urbanização do Arquitecto Robert Auzelle. Porém só em 1982, se dá início aos primeiros estudos conceptuais. Dois anos mais tarde, realiza-se no Arquivo Histórico da Casa do Infante, uma exposição sobre os referidos estudos. Em 1991, inicia-se a construção continuada, com projeto do arquiteto paisagista Sidónio Pardal. 
O Parque da Cidade do Porto, é considerado o maior parque urbano do país, as áreas verdes naturalizadas estendem-se até ao Oceano Atlântico, conferindo-lhe uma particularidade rara a nível mundial. 


É o primeiro e único parque urbano pertencente à administração local a obter o registo no EMAS - Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria (Eco Management and Audit Scheme). Este importante instrumento de gestão voluntário tem por objetivo promover a melhoria contínua do desempenho ambiental, bem como a disponibilização de informação relevante ao público e outras partes interessadas, envolvendo a comunidade que beneficia com o espaço intervencionado.


Outras Informações de Interesse:
Observatório Aves de Portugal
Arquiteto Paisagista, Sidónio Pardal

Área: 80 ha 

Flora:
Pinheiro manso (Pinus pinea), Pinheiro bravo (Pinus pinaster), Plátanos (Platanus spp.), Choupos (Populus spp.), Carvalhos (Quercus spp.), Amieiros (Alnus glutinosa), Salgueiros (Salix alba) e Vidoeiro (Betula alba)

Infraestruturas Disponíveis: 
WC públicos; Cafetaria/Restaurantes; Aparcamento de Bicicleta; Campos desportivos, volei em areia; Ciclovia partilhada e Centro de Educação Ambiental (CEA)


Horário de verão (abril - setembro): 07h – 00h;

Horário de inverno (outubro - março): 07h – 22h.


Ver mais...