O Parque da Cidade representa a maior concentração de natureza do Porto e é o maior parque urbano do país. Com 83 hectares, começa perto do final da Avenida Boavista e estende-se até ao Oceano Atlântico, o que são características raras a nível mundial. Foi projetado pelo arquiteto paisagista Sidónio Pardal e inaugurado em duas fases: a primeira em 1993, e a segunda à beira-mar em 2002. Reúne uma paisagem rural e rústica com 11 km de caminhos, lagos, fauna e flora e uma ligação à praia.
Em 2000 foi considerado pela Ordem dos Engenheiros uma das "100 obras públicas mais notáveis do século XX em Portugal".
Este parque fora do centro da cidade é muito procurado para a prática de desporto, tem alguns restaurantes e um centro de educação ambiental no Núcleo rural de Aldoar. A sua visita é interessante por apresentar um tipo de parque bastante diferente dos outros da cidade, mas também por ser um caso raro a nível mundial dada a sua ligação à praia. Oferece um espaço quase interminável por onde caminhar, correr, passear, brincar e fazer piqueniques.
Nos últimos dois anos começou a ser criada uma área delineada - sitio das camélias - onde são feitas plantações de uma grande variedade de exemplares.
Acesso Livre
Morada: Estrada Interior da Circunvalação, 15443
Horário: Out-Mar 8.00-22.00
Abril-Set 8.00-24.00
Transportes: STCP – 205