Ouvir
Eco Agenda Porto | Conteúdos de ambiente sempre à mão e atualizados

O Porto lançou a Eco Agenda Porto. Uma nova plataforma, que permite estar sempre a par dos mais recentes eventos e conteúdos de ambiente da cidade.


Na sessão de apresentação, que decorreu no auditório do Porto Innovation Hub, no dia 24 de novembro de 2022, foi dada a conhecer a nova plataforma Eco Agenda Porto. Com conteúdos sempre à mão, para aceder em qualquer lado e para ajudar a descomplicar o ambiente e estar a par do que o Porto está a fazer para ser mais sustentável.

“Esta agenda está alinhada com os princípios da economia circular, preconizados pelo Município do Porto, neste caso com o princípio de desmaterializar o guia de atividades, que existia anteriormente em formato de papel”, referiu na sua intervenção, o Vice Presidente e Vereador do Pelouro do Ambiente e Transição Climática, Filipe Araújo. E acrescentou que, “além da preocupação da circularidade estamos preocupados também em ter sempre informação sempre atualizada”.


A Eco Agenda Porto alinha-se assim com a estratégia e ação do Porto: mais educação-ação, mais inclusiva, centrada nas metas de circularidade, mais adequada em termos de rigor dos conteúdos e que potencia a tecnologia ao dispor da maioria de todos nós. 


Comunica regularmente através de conteúdos de texto e vídeo realizados pela Equipa de Ambiente e com convites à participação de todos. Ao longo do ano destaca dias relacionados com o Ambiente, com ligação para conteúdos específicos, e divulga as mais recentes medidas e iniciativas ambientais do Município.


A plataforma permite ainda ao utilizador inscrever-se mais facilmente em atividades de ambiente disponíveis durante todo o ano, e ainda personalizar a agenda, de acordo com os seus interesses.


No encontro, Filipe Araújo apresentou ainda alguns dos mais recentes avanços da cidade na área da economia circular e na neutralidade carbónica. Relembrou que, “a cidade do Porto quer ser líder através do exemplo. Voltamos a obter a classificação máxima em 2022 como cidade “classe A”, uma distinção internacional atribuída pela organização “Carbon Disclosure Project” (CDP), entre as 123 cidades em todo o mundo que assumem uma liderança ousada em ações ambientais”.


O Vereador referiu ainda o Pacto do Porto para o Clima., uma das várias medidas assumidas para atingir a neutralidade carbónica. O Vice Presidente reforçou o tema da Economia Circular, através de vários exemplos do que a cidade está a fazer essa matéria e comunicou que, em breve a cidade irá ter um centro de recursos.

Filipe Araújo falou ainda no projeto lançado recentemente na zona da Asprela, Good Food HUBs, promovido pelo Município do Porto, e que reúne várias instituições universitárias da cidade, que asseguram espaços temporários (HUB) para venda e compra de produtos biológicos.


Filipe Araújo reforçou o foco da cidade no sistema alimentar, relembrando o trabalho que tem sido feito neste âmbito, nos últimos anos, pelo Município: em 2017, um Roadmap para a Economia Circular 2030, com objetivo identificar oportunidades e linhas orientadoras, construir uma visão de longo prazo, dando suporte a um programa de ações concretas , de forma a transformar o Porto numa cidade circular em 2030. Colabora também, desde 2018, com a Fundação Ellen MacArthur em várias iniciativas de circularidade, com destaque para o sistema alimentar, com a promoção do autoconsumo de alimentos, através da disponibilização de quatro hectares de hortas na cidade, e o consumo local em feiras e mercados de produtores.


O Vereador abordou ainda o tema da redução do desperdício alimentar, através dos projetos “Embrulha”“Dose Certa” ou ainda o “FoodLoops”.  E reforçou que, a recolha de resíduos orgânicos porta-a-porta em grandes produtores, e algumas residências, já está consolidada.


A sessão de apresentação da Eco Agenda Porto durou cerca de 60 minutos, e no final da cerimónia, todos os participantes foram convidados a usar a partir de hoje a Eco Agenda Porto, a partir de qualquer dispositivo móvel, e a conhecer já algumas das últimas atualizações da agenda, com destaque para as inscrições das Oficinas de Inverno, que abrem em breve. Estas e muitas outras novidades podem ser agora encontradas na Eco Agenda Porto.