A cidade lançou no dia 31 de janeiro de 2022 o Pacto do Porto para o Clima.
Rumo a uma cidade neutra em carbono, resiliente, competitiva, justa e participativa, a iniciativa convida todos os intervenientes no território, públicos e privados, a unirem esforços na defesa de uma cidade mais sustentável, líder na descarbonização e que antecipa as metas da neutralidade carbónica. Na cidade, a maioria das emissões de gases com efeito de estufa provêm dos sectores dos edifícios, residencial e serviços - 50% e dos transportes - 40%.
Este Pacto vem reforçar a ambição do Porto na prossecução das metas ambientais: A cidade preside ao Fórum do Ambiente da rede Eurocities, alinhada com os desafios e ambições da agenda europeia. Subscreveu o Acordo Cidade Verde e o Pacto de Autarcas para o Clima e Energia, com o objetivo estabelecido de reduzir, até 2030, as emissões de gases com efeito de estufa em 60%. Até 2019 a cidade já atingiu 48% dessa redução.
O Porto aspira ser uma cidade neutra em carbono até 2050 e estar preparada para os extremos climáticos. A transição para um Porto mais sustentável é o mais importante desafio da atualidade e é necessário envolver todos neste processo. No site do Pacto do Porto para o Clima pode ser encontrado um conjunto de informação sobre medidas com impacto ambiental, mas também oportunidades de financiamento para implementá-las. Os interessados poderão subscrever o documento de forma voluntária, não vinculativa e sem custos.
Saiba mais aqui.