A biodiversidade refere-se à variabilidade de genes, espécies e habitats naturais é o suporte para a existência de vida na Terra e para a maior parte das necessidades humanas: os alimentos, as matérias-primas, a água, entre outros, dependem da biodiversidade.
Quanto maior for a diversidade biológica mais sólida é a capacidade do planeta se adaptar a mudanças ambientais e maior é a oportunidade para descobertas no âmbito da medicina, da alimentação, do desenvolvimento económico.
Apesar de densamente urbanizada, a cidade do Porto continua ser habitat para uma grande diversidade de seres vivos. Segundo o inaturalist estão identificadas na cidade mais 2000 espécies, das quais 162 são aves, 232 são fungos, 9 são anfíbios, 737 são insetos e cerca de 700 plantas, entre outros grupos.
Como forma de conservar e promover a biodiversidade, o Município investe em diversos projetos, como o “Florestas Urbanas Nativas do Porto” (FUN Porto), o MoRe Porto - Monitorização e Restauro da Biodiversidade das Zonas Húmidas da Cidade do Porto, a Rede de biospots do Porto, a Anilhagem científica de aves e as Caldeiras vivas, entre outros.