Ouvir
Qualidade do Ar

A Qualidade do Ar traduz o grau de poluição presente no ar. As fontes emissoras dos poluentes atmosféricos podem ser naturais (origem em fenómenos da natureza, tais como erupções vulcânicas, tempestades de areia, fogos florestais, entre outros) ou antropogénicas (derivam da atividade humana, como a laboração industrial, tráfego automóvel, aquecimento doméstico, queimadas controladas e atividades agrícolas).

 

Para controlar o estado da qualidade do ar foi criada a Rede de Medida da Qualidade do Ar, constituída por diversas Estações de Medição espalhadas por todo o território nacional e que medem continuamente diversos poluentes. Esta Rede é da responsabilidade das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) e da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

 

O Município do Porto tem a seu cargo a cedência dos terrenos, bem como manutenção de infraestruturas de energia e telecomunicações das estações instaladas no Concelho do Porto e colabora com a CCDR-Norte na implementação de planos e programas de melhoria da qualidade do ar da Região Norte. 

 

O Porto participou ativamente nos Planos de Melhoria da Qualidade do Ar para a Região Norte, sob coordenação da CCDR-Norte, para fazer face às PM10 (matéria particulada em suspensão, normalmente associadas ao trafego automóvel, ao funcionamento de lareiras e poeira das obras.), entre 2007 e 2012 . Participa mais recentemente, desde 2015, no Plano de Melhoria para os Óxidos de Azoto - NOx (gás que resulta da queima de combustíveis fósseis e atividade industrial, que pode causar problemas respiratórios).

 

O Concelho do Porto está inserido na Aglomeração Porto Litoral e tem implantadas duas estações:

 

  • A Estação de Sobreiras (junto à ETAR de Sobreiras (entre a Marginal de Massarelos e R. Paulo a Gama j/ à Pousada da Juventude; ou ao Parque da Pasteleira). Instalada em dezembro de 2007, é responsável pela medição dos poluentes: NO2, NOx, CO, O3, PM10, PM 2,5 e SO2.
  •  
  • A Estação das Antas (junto à Av. Fernão Magalhães contígua ao jardim de Pr. Francisco Sá Carneiro). Instalada em outubro de 2000, é responsável pela medição dos poluentes: NO, NO2, NOx, CO, O3 e PM10.

 

Legenda:
NO – Monóxido de Azoto
NO2 – Dióxido de Azoto
NOx – Óxidos de Azoto
CO – Monóxido de Carbono
O3 – Ozono
PM10 – Partículas inaláveis com diâmetro inferior a 10 micrómetros (µm)
SO2 – Dióxido de Enxofre
PM2,5Partículas inaláveis com diâmetro inferior a 2.5 micrómetros (µm)
1 micron = 0.000001 m (a milésima parte de 1 mm)

 

O Índice da qualidade do ar (Iquar) é uma classificação diária do estado da qualidade do ar, a partir dos valores médios de concentração dos vários poluentes e varia de Muito Bom a Mau.

 

A classificação do Iquar é atribuída de acordo com o poluente que apresenta a concentração mais elevada e por isso mais desfavorável para a saúde e ambiente.

Nas situações em que ocorre excedência dos limiares de informação acerca dos índices de ozono e de alerta à população (impostos por legislação), a população é avisada através dos meios de comunicação social e aconselhada a resguardar-se, de acordo com a faixa etária e estado de saúde.

 

Informações relativas ao estado da qualidade do ar (poluente medido por estação, localização das estações, índice da qualidade do ar atualizado diariamente e histórico, informação genérica e legislação sobre este tema, medidas de redução da concentração de partículas na atmosfera e vídeos) podem ser consultadas nos seguintes endereços:

qualar.apambiente.pt

www.ccdr-n.pt